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6 conselhos para se tornar um bom empreendedor ao abrir uma empresa

Separamos uma série de auxílios para que você, ao abrir uma empresa, venha ter muito sucesso em cada uma das etapas e se destaque como empreendedor

Ao abrir uma empresa, você automaticamente se tornará um empreendedor, o próximo passo é ter sucesso com o seu empreendimento.

Se engana quem diz que empreendedor qualquer um pode ser. Na verdade, o primeiro passo para ser um bom empreendedor é justamente dar o primeiro passo e abrir uma empresa. Ser um empreendedor, já é, por si só, ser alguém que quer tomar uma postura diferente, lançar o seu negócio, iniciar uma tendência ou se tornar uma opção em meio a um segmento.

Com isso, se você já abriu uma empresa, ou pensa em abrir uma empresa, confira este artigo, que vai te apresentar seis dicas básicas para se ter sucesso como empreendedor, sem fórmula mágica ou “receita de bolo”, mas, sim, por meio de ações que precisam ser tomadas diariamente.

1. Fique ligado nos seus hábitos

A questão dos hábitos são bastante relativas, porque passa muito por juízo de valores. Se trouxéssemos aqui alguns hábitos como regra básica para todo e qualquer empreendedor, estaríamos nos contradizendo a fala de que não existe receita de bolo para empreender. Porém, alguns bons hábitos são universais como a pontualidade, o foco no trabalho, a disciplina, o cumprimento de prazos etc. Claro que a lista não para por aí, mas as demais ações passam diretamente pelo universo pessoal do empreendedor. Uma dica de leitura é o best seller “O Poder do Hábito” do repórter investigativo do mais importante jornal do Planeta, o “The New York Times”, Charles Duhhig, no livro ele fala sobre o fato de que um hábito é construído se repetido 21 dias consecutivos, sem pausas ou interrupções em meio ao processo.

2. Esvazie a mente

Viver totalmente para o trabalho, até em momentos de relativo descanso pessoal, é muito prejudicial a saúde. Faça uma avaliação pessoal e veja aquilo que te faz relaxar, seja um esporte, um jogo, um hábito, como ir ao cinema, a praia, ou até mesmo apenas estar com a família. Tire o tempo necessário de sono diário e mantenha o corpo e a mente devidamente descansados.

3. Fique ligado no mercado

Abrir uma empresa deve te fazer abrir horizontes, então evite cair no erro que alguns cometem, que é restringir os seus olhares empresariais apenas para a sua empresa. Quando você abre uma empresa, é importante que você esteja com os olhos abertos para muitas outras, principalmente as concorrentes, mas sem se esquecer que uma ideia vinda de uma empresa de outro segmento pode desencadear outras ideias que interferirão diretamente na vida da sua empresa, tanto positivamente, quanto negativamente. Isso além de conhecer o perfil do seu cliente e todo o histórico de oferecimento de determinado produto ou serviço.

4. Valorize a mentoria

Busque sempre ter ao seu lado pessoas capacitadas e forme amizade com pessoas experientes, referenciais em seu ramo de atuação para que ao abrir a sua empresa, você se inspire em cases de sucesso, colocando em prática o ditado que diz: “Diga com quem andas e eu direi quem és”.

5. Seja saudável

Ao abrir uma empresa, a sua saúde pode ser abalada, então atente-se a sua qualidade de vida, para que você não sofra com doenças, físicas e mentais, que não o permita desfrutar do seu sucesso como empreendedor.

Esteja alinhado com uma nutricionista, para que você não se deixe levar pelas comidas rápidas do dia a dia, que prejudicam a sua saúde, tire algumas horas da semana para práticas de exercícios físicos, seja por conta própria ou em uma academia com acompanhamento de um personal, mas sempre atue dentro de uma orientação médica.

Esteja atento, também a sua saúde mental, ou seja, se possível procure se consultar com um psicólogo para que a terapia sempre o mantenha esclarecido quanto as suas emoções.

6. Saiba escutar

Todo mundo vai ter algum pitaco para dar quando você abrir uma empresa, mas o empreendedor de sucesso sempre vai saber ouvir, até mesmo a mais bizarra opinião. Saiba reter os feedbacks e jogar fora todas as avaliações destrutivas e mal fundamentadas.

Busque sempre ouvir os seus clientes, principalmente, pois eles serão o porto seguro do seu negócio.